IMG-20231107-WA0022.jpg

A Medicina Veterinária é a ciência médica que permite o estudo do funcionamento macro e microscópico de organismos de diversas espécies de animais, bem como o estudo de suas doenças, tratamentos, farmacologia (funcionamento de medicações), cadeia de produção de origem animal (leite, carne, entre outros), e o estudo do mercado pet como um todo, permitindo nossa atuação em diferentes frentes. 

 

A primeira coisa que nos vem à mente quando pensamos em um profissional veterinário é aquele que

atua com clínica e cirurgia de animais, em clínicas, hospitais e laboratórios.

 

Mas a Medicina Veterinária é infinitamente mais ampla e diversa do que isso!

 

Também podemos atuar com criação de gado de leite, de corte, criação de camarões, peixes, bicho-da-seda, cavalos, entre outros. Podemos ainda cuidar de cavalos de corrida, ser gestor de lojas de segmento pet, gestor de áreas de empresas do segmento pet (empresas de medicamentos, alimentos, suplementos, brinquedos, acessórios, etc), desenvolver novos produtos, desenvolver novas técnicas cirúrgicas e laboratoriais, atuar na saúde humana em centros de zoonose e centros de estudo, podendo colaborar por exemplo com a fomulação de vacinas e antídotos (como o soro anti-ofídico, para combater os efeitos de picadas de cobras). Podemos trabalhar em fábricas de alimentos humanos e fábricas de alimentos para animais, podemos nos especializar em uma área e atender somente aquela especialidade (como por exemplo ortopedia, cardiologia, neurologia, nutrição, oncologia...). Podemos nos especializar em animais silvestres e pets não-convencionais, trabalhar em clínicas especializadas ou em zoológicos e centros de preservação ambiental. Podemos trabalhar em ONGs, em instituições do governo, no exército...

 

Podemos TANTO! Adquirimos um conhecimento muito vasto na nossa formação, mas não se engane: precisamos continuar estudando e buscando novidades e atualização constantemente.

Afinal, a medicina e a tecnologia se desenvolvem a cada dia, a passos largos, e não podemos ficar para trás. 

 

Escolhi a Medicina Veterinária para a minha vida desde muito pequena, e nunca pensei em fazer algo diferente. 

De muitas maneiras, a Medicina Veterinária me surpreendeu e continua me surpreendendo até hoje, por ser uma profissão muito exigente, mas que te permite inúmeras oportunidades. Há uma amplitude enorme nas formas em que podemos exercer essa profissão tão linda, e eu fui agraciada com a chance de trabalhar com ela todos os dias, em frentes variadas: no Trade Marketing, na Clínica Médica e na Neurologia. 

 

Estar em contato com essa ciência e com o bem-estar animal é minha missão de vida!