O QUE É NEUROLOGIA VETERINÁRIA?
A especialidade de Neurologia Veterinária de Pequenos Animais abrange o estudo do sistema nervoso central e periférico de cães e gatos, e todas as estruturas e mecanismos relacionados a eles.
Para melhor entendimento, existem dois tipos de sistema nervoso: o central e o periférico.
O sistema nervoso periférico (SNP) é composto por nervos e gânglios nervosos, que se ramificando e se originam no SNC e são distribuídos por todo o corpo. Sua função é levar informações do SNC ao restante do corpo - como por exemplo, controlar movimentos dos membros ou controlar a bexiga -, e trazer informações de volta, tais como reflexos e percepção de dor.
O sistema nervoso central (SNC) é composto por medula espinhal (dentro da coluna vertebral) e encéfalo (dentro do crânio). O encéfalo, por sua vez, é composto por outras 3 estruturas, chamadas cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
O cérebro é onde se encontram as áreas responsáveis pela cognição, memória, olfato, paladar, visão, e muitos outros controles. O cerebelo por sua vez é responsável pela coordenação de movimentos. Já o tronco encefálico é de onde saem os pares de nervos cranianos, e é uma estrutura nobre, ou seja, de grande importância, pois é nele que se encontram o centro do vômito, centro da respiração, entre outros. É dele que se origina a medula espinhal.
Cada estrutura possui suas áreas e funções específicas, e no exame clínico neurológico minucioso, é possível identificar a área de origem dos sinais clínicos, e assim compreender melhor onde está a alteração no paciente. Também é possível, mediante histórico e perfil do paciente, elencar possíveis causas para as alterações.
Quer entender um pouco mais? Me chama!
COMO SABER SE MEU PET TEM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS?
Como conversamos acima, existem diversas estruturas diferentes no sistema nervoso de cães e gatos. Portanto, os sinais clínicos e as alterações que vemos em pacientes com problemas neurológicos são muito variados.
Alguns deles são:
Entre muitos outros...
Para ter a certeza de que seu pet tem problemas neurológicos e que precisa de atendimento especializado, é vital que um profissional médico veterinário avalie seu pet. O médico veterinário poderá fazer exames clínicos e laboratoriais de forma a identificar com maior precisão qual sistema está acometido, e encaminhar para o especialista correspondente.
Lembre: assim como nós precisamos de um check up no mínimo uma vez ao ano e exames de rotina para manter nossa saúde em dia, os pets também precisam! Assim evitamos sustos e problemas mais graves.
Também reduzimos os custos com despesas veterinárias, pois ao realizar os exames anuais, é possível identificar doenças logo no início, antes que se tornem mais graves e com tratamentos mais onerosos, como por exemplo internações, cirurgias de emergência, quimioterapias longas, entre outros.
O mundo ideal é aquele em que o tutor leva seu pet, no mínimo, duas vezes ao ano para o consultório:
uma vez para os exames de rotina, e outra para a vacinação.